ALCÁCER DO SAL
"ALENTEJO COM VIDA"
Alcácer do Sal é um município do distrito de Setúbal com cerca de 1479,94 km² de área (o segundo maior de Portugal). Os seus pouco mais de 13 mil habitantes dispersam-se pelas quatro freguesias que compõem o concelho: Comporta, São Martinho, Torrão e União das Freguesias de Alcácer do Sal (Santa Maria do Castelo e Santiago) e Santa Susana. O concelho é limitado a norte pelos municípios de Palmela, Vendas Novas e Montemor-o-Novo; a nordeste por Viana do Alentejo; a leste por Alvito; a sul, por Ferreira do Alentejo e Grândola; a oeste também por Grândola, através de um braço do estuário do Sado; e a noroeste, através do estuário do Sado, por Setúbal.
A cidade de Alcácer do Sal é também a sede do concelho, erguida na antiguidade num monte sobranceiro ao fértil e produtivo vale do Rio Sado.
A poucos quilómetros da cidade de Alcácer, seguindo o curso do rio Sado para jusante, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Sado, que se desenvolve ao longo de cerca de 23.160 hectares, a maior parte dos quais corresponde a zonas húmidas, nomeadamente canais, esteiros e sapais.
Este artigo é composto por várias páginas. Clique em seguinte na linha abaixo, ou utilize o menu no topo de artigo.