CORUCHE
CAPITAL MUNDIAL DA CORTIÇA
Conhecida como a "Capital Mundial da Cortiça", é no montado que este concelho do Ribatejo encontra a sua maior fonte de riqueza, com uma vasta area de onde se extraem milhares de toneladas de cortiça anualmente. O Rio Sorraia é o outro elemento distintivo, com a sua leziria altamente produtiva que corta o concelho a meio no seu curso de nascente para poente rumo á foz situada no concelho de Benavente.
Com mais de 1 115 quilometros quadrados, Coruche é o concelho mais extenso do distrito de Santarém e o 10º a nível nacional, dividido por em 6 freguesias: Biscainho,Branca, Couço, São José da Lamarosa, Santana do Mato e União de Freguesias Coruche, Fajarda e Erra.
O Concelho de Coruche faz a fronteira entre o Ribatejo e o Alentejo, sendo limitado a norte pelos municípios de Almeirim e Chamusca, a nordeste por Ponte de Sor, a leste por Mora, a sueste por Arraiolos, a sul por Montemor-o-Novo e pela fração secundária do Montijo, a oeste por Benavente e a noroeste por Salvaterra de Magos.
Situado numa zona de fronteira entre o norte e o sul, o concelho de Coruche tem dois elementos principais que definem o seu território, sendo um dele a vasta charneca composta por Montados de Sobro, Pinhais - sobretudo Pinheiro Manso, e apesar de tudo também por uma vasta area de Eucalipto. O segundo elemento é o Vale do Rio Sorraia, que resulta da junção das Ribeiras do Sor e da Raia, "aos pés" da Vila do Couço, já dentro do Concelho de Coruche Este rio e os seus afluentes dão vida e fertilidade a uma leziria extremanente produtiva, dedicada sobretudo á produção sobretudo de arroz e milho, muito embora existam outras culturas como os produtos horticulas e os vinhos.