PORTALEGRE
"Uma terra de encantos,cercada de serras, ventos, penhascos, oliveiras e sobreiros"
O Concelho de Portalegre fica situado entre a planície e a montanha, enquadrado em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, gozando de uma enorme riqueza cultural, paisagística e gastronómica. Portalegre é a capital do Norte Alentejano. Cidade media, com uma localização estratégica face a Península Ibérica e ao resto da Europa, e favorecida por uma centralidade proporcionada pelo bom acesso as redes transeuropeia as de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias. Adotando uma estratégia sustentável de desenvolvimento, o Concelho de Portalegre foi repensado de forma a oferecer funcionalidade e conforto, um ambiente que respeite a integridade de todos, espaços de encontro, qualidade e preservação arquitect6nica, segurança e elevados níveis de atratividade, com o objetivo de proporcionar uma qualidade de vida dificilmente igualável no contexto nacional.
Imagine uma escapadinha com sabor a serra, monumentos, tradição e modernidade. Venha a Portalegre, descanse e aproveite tudo aquilo que temos para lhe oferecer. Aproveite a oportunidade para respirar o ar puro da serra, perder-se nas ruas estreitas e conhecer lugares com uma enorme carga histórico-cultural.
Destacam-se, além das suas paisagens (e o triângulo turístico Portalegre-Marvão-Castelo de Vide), as vastas ofertas de Turismo Rural e Urbano, a sua gastronomia especial, os seus vinhos, azeites e ainda vários produtos regionais (os Rebuçados de Ovos, as Amêndoas de Portalegre, Bolos Fintos, Boleimas, queijos, enchidos, nos quais se destacam a farinheira de Portalegre IGP, o paínho de Portalegre IGP, o chouriço de Portalegre IGP, etc).
Com uma forte tradição industrial, a cidade desenvolveu-se principalmente a partir do seculo XVI, época em que foi elevado a sede de bispado e a categoria de cidade. 0 fabrico de panos de lã data da idade Media, conheceu um notável desenvolvimento a partir do séc. XVII e, no seguinte, com a fundação da Real Fabrica de Lanifícios, por iniciativa do Marques de Pombal.
No séc. XIX surgiu a Fabrica Robinson, dedicada a preparação e transformação da cortiça, que e parte integrante da memória de Portalegre e possui um valioso espolio de arqueologia industrial. Em 1947, surge a Manufatura de Tapeçarias de Portalegre que, pela originalidade e valor artístico dos seus trabalhos depressa se tornou numa das principais referências da cidade.
Recomenda-se uma visita pelo Centro Histórico, a volta do qual cidade se foi expandindo. E o lugar que guarda toda a história da cidade, as marcas e os testemunhos de uma existência prolongada, que pode ser atestada nas suas ruas, edifícios e monumentos: o Castelo e a Barbacã, com as suas funcionalidades; a Praça da República, onde se respira cultura em cada esquina; as igrejas e os Conventos, expressões da religiosidade de um povo; os Jardins e a proximidade da Serra, refúgios de frescura no calor impiedoso do verão alentejanos; os Museus e a Biblioteca, que guardam palavras e memórias por detrás das suas portas; a arquitetura popular das casas brancas e amarelas ou o Mercado Municipal, cheio de vida, onde se podem comprar produtos da terra.
Fonte: Município de Portalegre