REDONDO
A tradição da hospitalidade
O território hoje conhecido como pertencente ao Município do Redondo tem sinais de ocupação humana com milénios de existência, como testemunham os numerosos monumentos megalíticos existentes na região. Até a própria localização da Vila consegue ter uma ligação a um distante passado, tendo sido identificados os restos de uma importante fortificação datada do terceiro milénio antes de Cristo, localizada no Alto de São Pedro.
A paisagem do Concelho do Redondo é dominada pela Serra D'Ossa, que se ergue entre os concelhos de Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo. Em tempos distantes, quando era ocupada por eremitas teria tido designada como Monte-de-Vénus, numa eventual associação á Deusa do Amor da mitologia Romana e Grega. Mais tarde já no período de ocupação cristã viria a mudar de nome, aproximando-se gradualmente até á designação atual de Serra D'Ossa. Existe nesta serra uma grande diversidade de seres vivos, alguns raros e de grande interesse de conservação.
A partir do cume da Serra pode-se avistar grande parte do Concelho do Redondo que se estende para sul através da planície, onde se destacam a própria vila do Redondo - sede do concelho, e mais a sul a povoação de Montoito, bem como algumas outras povoações de menor dimensão.
Todo o concelho enquadra na perfeição aquilo que é o Alentejo, com povoados de casario branco ornamentados com faixas coloridas e dispersos por um território que se divide entre zonas de montado de Sobro e Azinho e terrenos agrícolas.
Ao longo dos anos, tal como a generalidade dos territórios do interior de Portugal, o município do Redondo viu a sua povoação decrescer, sobretudo ás custas dos que partiram á procura de novas oportunidades no litoral ou no estrangeiro. Porém nos últimos nos têm verificado uma redescoberta de toda esta zona, com o surgimento de novos empreendimentos ou revitalização de outros já existentes, devolvendo em parte a expectativa de um futuro próspero, sobretudo nas áreas mais ligadas ao turismo, á produção vinícola e agricultura agora mais modernizada.
O Município do Redondo tem inúmeros pontos de interesse e gentes que praticam a "arte de bem receber" , fazendo o visitante sentir-se bem e em boa companhia durante o tempo que passar neste concelho, em especial aqueles que procuram boa comida, bons vinhos e a natureza de um ambiente ainda conservado, envolvidos na calma e sossego que apenas o Alentejo consegue oferecer.
... incompleto ...