MOURÃO
CAPITAL DO ALQUEVA
Mourão é hoje um concelho rodeado pela água da barragem de Alqueva, água essa que lhe veio conferir uma nova personalidade de concelho ribeirinho e de destino de lazer, algo que o rio Guadiana nunca pode proporcionar apesar de toda a importância que ao longo de milénios teve nestas terras e nos seus habitantes.
Do alto do antigo Castelo de Mourão irá ter aos seus olhos uma panorâmica vasta que se estende quilómetros sobre as aguas da Barragem de Alqueva e territórios mais além, incluindo Monsaraz e o seu Castelo localizados a curta distância na outra margem. Também poderá ver Espanha a dentro, percebendo o quão vital era defender esta praça dada a sua proximidade. As águas do Alqueva desenham agora uma fronteira irregular entre terra firme e a barragem, encostando em terras férteis onde se produzem azeite, vinho e cereais.
Em Mourão poderá também encontrar a nova Aldeia da Luz e o seu Museu, que recorda a aldeia original, também ela "vitima" da subida das águas.
Com a barragem assistiu-se a um aumento e diversificação da oferta hoteleira, que proporciona agora ao visitante um grande leque de opções, quase á medida de todos os gostos.
Siga o indice do artigo no topo da página ou clique em seguinte ja a seguir