COVILHÃ
A TECER O FUTURO
Conhecida por quase todos quantos visitam a Serra da Estrela, a Covilhã é uma das principais portas de entrada da maior serra de Portugal. Virada a nascente, a cidade da Covilhã está localizada a 700 metros de altitudade, e é sede de um concelho que começa na Cova da Beira e termina na Torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.
Hoje em dia a Covilhã é um dos principais polos universitários do país, mas foi durante muitos anos um dos mais importantes centros industriais de Portugal, sobretudo ligada aos laníficios, um passado que ainda "vive" por entre as ruas e praças da cidade.
Apesar de ser uma cidade do interior, a Covilhã está ligada aos descobrimentos e foi berço de várias figuras importantes do nosso país, como Pêro da Covilhã, diplomata e explorador que o Rei D. João II enviou ao Oriente que ajudou na descoberta do caminho marítimo para a Índia
Como a quase generalidade das povoações do interior de Portugal, também a Covilhã tem uma gastronomia muito rica e diversificada, assente nos produtos locais, onde o Queijo da Serra é o rei, e a Cherovia uma bela princesa encantada que se diz viver por aquelas bandas.
Este artigo tem várias páginas. Clique em Seguinte ou utilize o Menu no topo do artigo