O GUIA RURAL (GuiaRural.pt) é novo na sua forma, mas é um "projecto" antigo que foi passando por várias formas e estágios de evolução, e que culminou naquilo que é hoje. Mas para melhor perceber do que é isto, aqui lhe descrevemos a nossa história...
Expedição ao Montado
Apesar de muito recente, Guia Rural é algo que já leva um longo desenvolvimento e tem passado por sucessivas fases de crescimento e modificação. A viagem começou há já quase 10 anos, com a realização de um passeio de todo-o-terreno chamado Expedição ao Montado, um passeio temático e diferente dos habituais passeios TT. A nossa preocupação foi levar os participantes a conhecer o Montado de Sobro e tudo aquilo que representa economicamente, socialmente e ambientalmente, integrando em sucessivas edições diversas autarquias, museus, proprietários, prestadores de serviços, associações culturais, industria e um variado leque de produtores locais.
Mercado do Montado
Numa das melhores edições da Expedição ao Montado reunimos um leque alargado de produtores locais, desde artesanato, doçaria, mel, vinhos entre outros mas ficámos com um problema em mãos. Era habitualmente visitarmos as propriedades ou unidades de produção dos nossos parceiros, mas desta vez eram tantos e de locais tão distantes que ficou impossível desenhar uma rota que os visitasse a todos, e assim decidimos criar o "Mercado do Montado" como uma iniciativa dentro do próprio passeio onde juntámos todos os parceiros.
O Mercado do Montado havia de regressar ao programa dos passeios, mas o sucesso da primeira iniciativa foi tal, que levou-nos a pensar que poderíamos fazer algo mais. Esse algo foi criar uma plataforma on-line onde numa primeira versão iriamos criar uma loja on-line a par de uma loja física para venda dos produtos e serviços dos nossos parceiros. Durante o processo de criação de toda esta infraestrutura algo complicado aconteceu no seio da equipa, levando a tivéssemos que parar enquanto o problema se resolvia.
Reinicio do Mercado Mercado do Montado
Dois anos passaram até que voltássemos a meter mãos há obra, mas com uma nova ideia mais abrangente do que deveria ser todo o projeto do Mercado do Montado. Na verdade a perceção que tínhamos, quer pelo contacto com os parceiros, quer com os potenciais clientes e participantes dos nossos passeios, o conceito de ser só uma loja online parecia-nos demasiado curto para aquilo que eram os objetivos de promoção e divulgação dos territórios ocupados pelos Montados de Sobro, cada vez mais sujeitos à desertificação humana e à pressão agrícola-industrial que a troco de maiores rendimentos substituiu as praticas e culturas tradicionais por culturas do Séc. XXI que nada têm que ver com aquilo que é o nosso património coletivo e a nossa já muito longa história. Assim, o Mercado do Montado ganho uma dimensão diferente, cresceu e a par com a componente de loja ganhou uma componente de promoção e divulgação do interior do nosso pais, contendo informação sobre os municípios, sobre os produtores locais e sobre os prestadores de serviços. Todas estas entidades ganharam o seu espaço e a sua apresentação individual onde toda a informação relevante era apresentada, mostrando-os de uma forma integrada e complementar, relacionando-os com o seu território, com os seus pares e com aqueles que lhe estão mais próximos... E depois veio a pandemia.
A pandemia foi um duro golpe que atacou tudo e todos, e nós não fomos exceção. O "Mercado do Montado" viu-se confrontado com problemas incontornáveis, muitas horas de trabalho foram colocada sem causa, centenas de contactos que realizamos deixaram de fazer sentido naquele momento, e até alguns compromissos que tínhamos assumido não fomos capazes de cumprir. Felizmente o custo financeiro não foi decapitante, pois poucos compromissos desse tipo tínhamos assumido, e conseguimos fazer face a todos. Porém na altura em que devíamos ter começado a trabalhar diretamente com os parceiros, foi quanto tudo parou... para nós "outra vez".
Guia Rural
Eis-nos chegados ao dia em que decidimos criar o Guia Rural (guiarural.pt), depois de um caminho lonog e com alguns espinhos, mas sempre com a noção que é possível. Os nossos pressupostos mantem-se todos, conhecemos o valor do nosso parceiros e também alguma das lacunas que necessitam suprir. Mas ao longo do período em que fomos fazendo crescer o Mercado do Montado como plataforma de promoção e divulgação do interior, percebemos que por si só esta componente era muito relevante e muito vasta, e ter tudo junto num projeto com uma vertente comercial acentuada poderia dar uma ideia diferente daquilo a que queremos fazer, e ao mesmo tempo ficar aquém daquilo que queríamos. Assim, o Mercado do Montado continuará a existir, mas irá ficar mais resumido a uma plataforma comercial e nasce o Guia Rural, que fará a ligação entre tudo e todos.
O Guia Rural será uma plataforma on-line onde todo o tipo de entidades poderão ter o seu espaço, desde que as suas atividades estejam relacionadas com o mundo rural, com os produtos locais e tradicionais, com a prestação de serviços, ou com a valorização do território e preservação da história, cultura e ambiente. A lista é vasta e inclui entre muitos outros o artesanato, a doçaria, os vinhos, o fumeiro, os queijos, as ervas aromáticas, o mel. Nos serviços, sobretudo as atividades turísticas e de lazer que aproveitem os recursos locais, mas também restaurantes, hotéis, alojamentos locais etc. E finalmente entidades de cariz mais institucional, como as Autarquias, Museus, Associações culturais, associações ambientais ou até agrupamentos de produtores entre muitos outros.
Qualquer empresa ou instituição que deseje ter a sua página no Guia Rural pode tê-la sem custos nem obrigações. Não fazemos distinção entre "grandes" e "pequenos", ou "mais ou menos importantes". Todos terão um tratamento semelhante e serão bem recebidos no Guia Rural.
Falando diretamente para as empresas, sejam produtoras ou prestadores de serviços, se desejaram poderão integrar o segundo elemento, que é o Mercado do Montado, que será a nossa plataforma comercial.
O Guia Rural segue agora o seu caminho, mas de mãos dadas com o Mercado do Montado, como projetos complementares e de valorização deste nosso Portugal único e espetacular.
Helder Custodio